Curso de Manutenção de Computadores

Curso de Manutenção de Computadores

Você vai conhecer agora um pouco mais sobre a profissão de manutenção de computadores.

Será que ainda vale a pena trabalhar nessa área? Como está o mercado de trabalho para esse profissional? Confira agora essas e outras questões sobre manutenção de computadores.

A manutenção de computadores não é uma profissão nova, e a principal função do profissional é consertar a máquina. Mas, ele também faz a instalação dos equipamentos em residências e em empresas.

Em muitos casos também é comum que o profissional faça a manutenção do computador e a manutenção do sistema operacional. O que exige conhecimentos e habilidades específicas do profissional.

Funções do profissional de manutenção de computadores

O profissional de manutenção de computadores trabalha com:

  • Formatação de equipamentos;
  • Manutenção de hardware;
  • Remoção de vírus;
  • Manutenção preventiva com a limpeza do software;
  • Manutenção corretiva em máquinas com defeitos.

O profissional pode se especializar em apenas uma dessas funções, mas ele também pode desenvolver todas.

Será que ainda vale a pena trabalhar com manutenção de computadores?

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre esse assunto, afinal, a tendência agora, são os Smartphones.

Quando o seu objetivo é montar uma oficina e trabalhar para pessoa física, a demanda de serviço será menor. Mas, muitas pessoas ainda possuem desktops e notebooks em casa.

Agora a demanda de serviços para empresas é alta, porque um celular não consegue ocupar as funções de um computador nas empresas.

Além de empresas muitos lugares usam computadores e notebooks, como escritórios, recepções, clínicas, hospitais e condomínios. Então, não existe a possibilidade dessas máquinas serem extintas do mercado, não por enquanto.

Por isso, respondendo a nossa questão, vale muito a pena trabalhar com a manutenção de computadores.

Você pode trabalhar como autônomo prestando consultoria para empresas ou pode trabalhar com registro em carteira. Claro que também pode trabalhar para pessoa física, mas essa demanda de trabalho é um pouco menor.

Como ser um profissional de manutenção de computadores?

A melhor forma de aprender a profissão é com um curso específico, porque o curso irá te dar um horizonte sobre a teoria, mas também irá abordar questões práticas.

Algumas pessoas se arriscam em aprender sozinhas, o problema é que você pode errar muito até aprender. Além disso, sempre vai existir algum assunto novo que você terá que buscar conhecimentos.

Diferente de aprender sozinho, o curso irá mostrar todos os tipos de defeitos que os computadores podem apresentar, e também a solução para cada tipo de defeito.

Então, podemos dizer que essa é a forma mais segura, prática e rápida de se tornar um profissional de manutenção de computadores.

Outra questão importante sobre a área são as atualizações, se você já é da área de manutenção de computadores sabe que é muito importante se manter atualizado.

A cada dia são lançados novos modelos, peças, tendências e novas técnicas de manutenção, e para desenvolver um bom trabalho você precisa ficar por dentro de tudo. Saiba que com um bom curso, atualizações e boas práticas, você pode se tornar um profissional de manutenção de computadores eficiente.

Equipe GAEP Ensino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *